Sobre

Seja bem-vindo ao Saravá Umbanda, um site onde compartilho aqui os meus poucos conhecimentos sobre essa religião puramente brasileira mas com raízes africanas bastante profundas.

Eu não sou nenhum expert em Umbanda ou em qualquer outra religião, a minha pouca experiência vem do pouco tempo que frequento um terreiro de Umbanda e das várias pesquisas que faço na Internet quase que diariamente procurando aprender sempre um pouco mais sobre essa religião.

A minha intenção na criação deste site é tornar fácil o acesso à informações que acho relevantes sobre a nossa querida Umbanda, de forma que qualquer iniciante, curioso ou pesquisador possa sair daqui com uma visão mais ampla sobre o que é a Umbanda de um modo geral.

É importante lembrar que o que for publicado nesse site não deve ser tomado como verdade absoluta pois cada terreiro, casa, centro ou seja lá como você chame tem as suas próprias regras e doutrinas. A única grande verdade que conheço hoje sobre a Umbanda é que não existem regras gerais sobre essa religião e que qualquer informação que você encontre neste site ou em qualquer outro site ou livro pode não ser aplicada ao terreiro, casa ou centro que você frequenta e que, dentro do local que você frequenta quem deve impor as regras e todos os preceitos é o pai/zelador de santo do local e somente ele poderá te dizer o que deve ser feito ou não lá dentro.

O que você vai encontrar por aqui

Como já disse, construí este espaço para compartilhar com vocês material sobre a Umbanda no geral, então, aqui você poderá encontrar documentários, fotos, textos, vídeos diversos, pontos cantados e tudo mais que for relevante sobre a Umbanda. É claro que tentarei ao máximo postar apenas conteúdo com direitos autorais que permita o compartilhamento e terei o maior orgulho em postar a fonte criadora do conteúdo. Tentarei ao máximo não postar aqui materiais protegidos por copyright ou que fira os direitos autorais de outras pessoas ou empresas.

Usarei este espaço para publicar textos de autoria própria também e espero que estes textos sejam uteis para o aprendizado de alguém ou que possa ao menos fomentar um debate amplo e aberto sobre a Umbanda.

Utilize esse espaço apenas como uma fonte de consulta e não como algo definitivo sobre a Umbanda.